domingo, 4 de maio de 2014

O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2 - ANÁLISE


O mais novo filme do Amigão da Vizinhança chegou aos cinemas e eu, fã incondicional e profundo conhecedor dos universos Marvel, venho por meio do Ficção Robótica, expôr a minhas considerações!
Lembrando que a crítica que vocês vão ler é a MINHA OPINIÃO, e cada pessoa vai ter a sua própria opinião do filme.

Bem, quero começar dizendo que o filme é bom, sim ele é bom. Bem melhor que o primeiro ao menos. Entretanto ele não é o melhor filme de herói da vida como algumas pessoas andam espalhando por aí. Não acho nem que seja o melhor filme do Aranha, pois pra mim o Homem Aranha 2 do Sam Raimi continua sendo imbatível, mas com certeza esse filme consegue ser o mais próximo do Homem Aranha dos quadrinhos já feito no cinema.



Andrew Garfield é o Homem Aranha. Tanto na parte física quanto na personalidade, sua atuação de Peter Parker é sensacional. O único ponto negativo que vejo na atuação dele é essa modernização que fizeram para os jovens atuais se identificarem com Peter. Acho que não seria nada de mais colocar um Peter Parker mais tímido, menos descolado para ser mais fiel ao original, mas isso não atrapalha em nada é claro. Ainda na parte de atuações, todos os personagens estão muito bem interpretados, Emma Stone é perfeita sendo Gwen Stacy e acrescenta muito a personagem neste filme. Os vilões todos tem o seu devido espaço no filme, a história deles é bem desenvolvida, apesar de algumas motivações instantâneas e vazias, conseguem convencer. Com destaque ao Harry Osborn interpretado por Dane Dehaan, merecia inclusive mais tempo no filme, que deixa as cenas do Duende Verde apenas para o terceiro ato do filme.

Sobre a história do filme, quando vi que teria pouco mais de duas horas eu fiquei muito feliz, principalmente por que daria tempo de desenvolver todos os vilões. Entretanto acho que esse tempo não foi 100% aproveitado de maneira correta. A história dos pais do Peter ocupam uma parte desnecessária do filme, partes que poderiam por exemplo serem usadas para desenvolver mais o Electro ou o romance de Peter e Gwen. A cada vez que aparecia a bendita pasta que pertenceu a Richard Parker, eu ficava desconfortável no cinema. Se essa história já era chata nas Hqs originais, imagina transposta nos cinemas. Mas nem tudo é negativo, pelo menos eles conseguiram arrumar alguns furos deixados no primeiro filme que me incomodavam, como por exemplo o porque de não existirem mil homens aranha por aí com aquelas aranhas.


Os combates e cenas de ação estão excelentes, mas acho que isso atualmente é obrigação. Mas quero fazer uma ressalva ao excesso de  número de cenas de ação em câmera lenta durante as batalhas. Eu entendo que para reproduzir o sentido aranha, a câmera lenta é o método mais eficaz, só que acredito também que esse estilo de filmagem esta bem datado, e o combate brutal em tempo real é muito mais chamativo, vide como por exemplo as excelentes lutas de combate no filme do Capitão América e o soldado invernal. Com exceção a cena da times square e a do clímax do filme que usam o efeito de câmera lenta com maestria. 


Por falar em cenas de luta, quero ressaltar o ponto que acho mais estranho do filme. Todas as vezes no filme que vai acontecer uma batalha com super vilões, parece que as pessoas não só não temem por sua segurança como não perdem a chance de assistir o espetáculo da luta. Isso com direito até a grade de segurança para poder acompanhar bem de perto. Pessoalmente, lógico que eu iria ficar para ver o Homem Aranha lutando com um super vilão, mas por favor, tem um cara numa armadura de rinoceronte atirando com uma fucking metralhadora e eu vou ficar aqui na "arquibancada"? Essa impressão de que as lutas são um espetáculo incomoda, afinal tira aquela sensação de perigo e de urgência em derrotar o inimigo. Pois afinal de contas será mesmo que eles são essa ameaça?


Enfim, erros a parte, o filme é uma ótima diversão, tem um tom muito bom, combinando ação desenfreada com muito humor, romance na dose certa e momentos de grande emoção. O clímax do filme é chocante, mesmo para aqueles que conhecem as HQs do escalador de trás pra frente. Quadrinhos estes que são seguidos cegamente algumas vezes e completamente modificados em outras. O filme consegue ser muito melhor que o primeiro, e ainda nos prepara para os grandes planos que o estúdio da sony tem para o araquinidio. Entretanto ao pesar o filme como um todo, não acho que ele seja um excelente filme de super herói, tão pouco um filme ruim, ele é bom e apenas. Recomendo com certeza que todas as pessoas vão assistir. Se você é fã das antigas desligue seu senso crítico e vai ver um filme divertido, e se você só acompanha os heróis pelo cinema, tem tudo para achar o filme espetacular, e é isso o que ele acaba sendo, um grande espetáculo em homenagem ao nosso querido HOMEM ARANHA.




O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2 - A AMEAÇA DE ELECTRO

DIREÇÃO: MARK WEBB
DURAÇÃO:142 MINUTOS

ESTÚDIO: COLUMBIA TRISTAR, SONY

ESTRELAS: ANDREW GARFIELD, EMMA STONE, JAMIE FOXX, DANE DEHAAN 



NOTA: 7

Observação: Pelo amor de Odin pessoas, esse filme não teve uma cena pós crédito, a cena dos X-Men não significa que o Homem Aranha vai se juntar aos mutantes, era apenas um trailer colocado ali apenas para pagar um débito da sony. O que eu vi de gente no cinema comemorando que o Aranha ía se juntar com os X-men não tá no gibi... só faltou o Nick Fury chamar pra iniciativa Vingadores e começarmos a Guerra civil nos cinemas! XD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário