terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Noragami - O melhor anime da temporada!

Imagine você se deparando com alguma série que te prendesse a atenção nos primeiros trinta e três segundos de exibição? E que não abaixasse essa expectativa em nenhum segundo até que ela acabasse?
Foi justamente a experiência que eu tive com o glorioso primeiro episódio de Noragami que na minha opinião é de longe o melhor dessa temporada (até agora).

Vocês devem estar se perguntando o que realmente me prendeu nesta estreia, muitos fatos compõe o que eu considero uma boa série e Noragami superou todas as expectativas.





Dirigido por Kotaro Tamura e escrito por Deko Akao, Noragami saiu das páginas do mangá e estreou como anime nesse último domingo.
A história é interessante, imagine um Deus sem muito reconhecimento... galgando a possibilidade de um dia ter fieis e um templo só pra ele? Essa é a realidade de Yato (Hiroshi Kamiya) um pequeno deus que busca alcançar seu sonho mas, isso está longe de acontecer pois ele não tem sequer um santuário.
Existe a presença de fantasmas na série e a maneira que os  retratam  é sensacional, são vozes perturbadoras ecoando pelos segundos de uma cena que nos dá a sensação de frieza total do ambiente onde se encontra a vitima, após as vozes surge um ser enorme que pode ser na forma de vários animais (nesse episódio especialmente uma enguia e um sapo) ou olhos espalhados por sombras vermelhas e negras o que dá a sensação de desconforto maior a quem assiste esperando que alguém combata de uma vez por todas o fantasma perturbador.













 



O jeito que Yato se move contra o fantasma é de uma leveza incrível e o parte em vários pedaços usando a linda Tomone uma mulher que se transforma numa adaga que na verdade "Tesouro Sagrado".
Vale a pena ressaltar que depois desse ataque  ela o abandonou dizendo que  as mãos dele eram suadas e  imundas e definitivamente ela não queria ser segurada por ele mais, quebrando assim o trato e desistindo de ser o Tesouro Sagrado de Yato, que era  o que o auxiliava no combate de fantasmas.
Mas não é assim tão fácil e bonitinho como eu disse ali em cima, Tomone é definitivamente uma mulher histérica que mesmo que ele quisesse muito que ela continuasse ao seu lado desistiria no primeiro grito como  ele fez, desfez a parceria sem hesitar! O que proporciona muitas risadas, o que é bastante comum na série que tem bons momentos de comédia.

Usando o "Tesouro Sagrado" para combater os fantasmas.





Yato se encontra numa verdadeira cilada agora que não possui um “Tesouro Sagrado” ao seu lado, mas mesmo assim continua procurando um modo de atrair pessoas que necessitam da ajuda de um deus. Essa parte eu achei muito criativa, imagina um deus grafitando um muro de um banheiro público? Normalmente vândalos e “vilões” fariam isso para destruir um patrimônio mas dessa vez nosso herói executa essa proeza! Sim, ele realmente fez isso com o próprio número de telefone e a frase “ Resolvo qualquer problema!” logo recebeu uma ligação decisiva de um Lorde que está desaparecido. Seria o primeiro grande caso para a resolução de Yato? Uma pessoa importante assim desaparecida é um grande passo... só deus pode ajudar agora!


Depois do mistério de alguns segundos a próxima cena desvenda quem é o verdadeiro Lorde, Hiyori (Maaya Uchida) está com as amigas depois do colégio na rua e percebem a presença de um cartaz de um gatinho desaparecido: Lorde-sama! O que é engraçado porque alguns segundos você realmente pensa que pode ser “grande coisa” mas percebe que Yato ainda não teve toda essa sorte. Yato está na mesma rua que Hiyori só que mais à frente procurando o tal bichano.~ provavelmente foi ele mesmo que colocou o cartaz ali~
 Enquanto isso Hiyori está mais entretida no download do seu celular da luta do seu lutador preferido Tono, empolgadas as amigas de Hiyori a perguntam se ela não gosta de ninguém além dele, alguém que fosse mais fácil de conseguir. Nesse momento Hiyori e Yato se cruzam andando na rua e os olhares também deixando o clima totalmente romântico... seria amor a primeira vista? Com certeza isso dará boas histórias mais pra frente, mas digo que essa cena foi de tirar o fôlego! No meio de tanto clima Yato desvia o olhar encontrando Lorde no meio da rua e atravessa a rua com tudo não olhando para os dois lados não vendo um ônibus vindo em sua direção, fazendo com que Hiyori o salvasse sofrendo o acidente no lugar do pequeno deus ~clima mais romântico ainda, como se  tivesse mudando realmente toda a vida naquele instante ~ 
Eles caem na calçada e ela o xinga bastante pela sua distração e no meio disso eles percebem que ela se separou do seu próprio corpo, sendo agora um espírito na calçada e um corpo jogado no meio da rua, abrindo uma fenda em si mesma podendo viver no mundo dos humanos e dos espíritos ao mesmo tempo.

































Já no hospital da própria família  sendo atendida pelo próprio pai, Hiyori não sofreu absolutamente nada nesse acidente só se encontra um pouco confusa pelo o que houve perguntando as amigas se elas tinham visto um garoto de moletom , elas definitivamente não o viram a deixando confusa e ela acaba adormecendo lembrando vagamente do ocorrido até de que esteve fora do seu corpo. No meio da noite no mesmo hospital Hiyori acorda assustada, com vozes a perturbando bastante. Será que ela consegue escutar os espíritos a atormentando? É um momento de extrema agonia, as vozes só aumentam até que debaixo de suas cobertas surge outra voz que a pergunta “Consegue ouvir as vozes da Margem Oposta?”. Hiyori pula como um gato assustado se arrepiando toda parando no sofá distante da cama. Uma cena realmente engraçada pois ela correu o tanto que podia mas ainda teve a curiosidade de ver o que a esperava. Olhando bem era só Yato que voltou para agradecer a primeira humana que o salvou e assim deixou a história mais estranha ainda pois o que ele seria se não fosse um humano? Ela o pergunta já com o celular em mãos desconfiada, ele a responde que é o deus Yato e como sempre o coraçãozinho do nosso deus em ascensão se quebra quando ela responde que nunca ouviu falar dele! O engraçado é que por mais que Yato fique triste ele é um sonhador que divaga muito sobre como vai ser seu futuro descrevendo que agora é um deus errante mas, logo será conhecido nos quatro cantos da terra e que será um deus para qual todos irão se ajoelhar e fazer desejos!!! Toda divagação com direito a muitas plumas, roupas de cosplay de “rei”, festa, templos maravilhosos, agregando o camarote, estourando poc e etc. O deus a agradece e vai embora pulando a janela a deixando surpresa e sonolenta ao mesmo tempo desmaiando logo que ele desaparece.


























































No outro dia na escola Hiyori parece um pouco fraca e tonteia pelos cantos, no meu ponto de vista ela sofre um impacto pela mudança que ela teve no acidente essa “abertura de portal para outro mundo” ainda faz efeito no corpo da garota. Uma coisa interessante de lembrar é que Hiyori sempre tem que fazer bastante força para lembrar de tudo que ocorreu no dia anterior  lembrando vagamente do garoto de moletom e que ela conheceu alguém no hospital mas não consegue se lembrar direito. Ainda confusa saindo da escola com as suas amigas Hiyori se depara com o cartaz do gato desaparecido Lorde- sama que a faz lembrar de Yato atravessando a rua, coligando que se encontrasse Lorde conseguiria resgatar suas memórias. Num ato súbito avisa as amigas que precisa encontrar o gato e se separa das duas começando a jornada para entender o que está acontecendo com ela.































No mesmo momento Yato também ainda procura por Lorde-Sama e o encontra assustado  como se estivesse enxergando bastante coisa em volta, gatos são seres sensitivos e ele realmente estava certo os dois estavam cercados por fantasmas que começaram a atacar com força total  eles correreram desesperadamente afim de fugir de todo o caos ~ ainda acho curioso o modo que eles relatam os fantasmas... parecem lavas frias, gosmentas e com olhos misturados no meio dessa bagunça toda~. Quando se pensa que não pode piorar eles encontram um sapo enorme e assustador , agora não tem pra onde correr Yato começa a ataca-lo e é quando ele percebe que não irá conseguir sem a ajuda de um “Tesouro Sagrado” em apuros mais uma vez ele é puxado pela mão por Hiyori que aparece na cena como a salvadora da pátria o que não dura muito tempo porque ela se assusta com o grande sapo.  O jeito que dispuseram as cenas entre Hiyori em apuros X Hiyori corajosa foi sensacional, ela toma coragem, corre, chuta a grande criatura e ele a prende fazendo com que ela se lembre do seu ídolo Tono imitando o famoso golpe  dele “ Jungle Savate!!!” chutando a cara do monstro e se livrando dele.
Yato fica surpreso com a coragem e o golpe de Hiyori mas percebe que isso ainda não acabou vendo que o grande sapo ainda sobrevive, num ato súbito pega a garota no colo e voa pelos céus num clima super romântico  parecido com os grandes super heróis quando salvam suas namoradas indefesas ( Lois Lane e Clark/ Mary Jane e Peter Parker) mas no caso os dois são garotinhas indefesas agora.

































Conseguindo fugir disso tudo Hiyori e Yato começam a conversar numa rua pouco movimentada, ela tem muitas perguntas a fazer a ele mas ele a interrompe mostrando que a alma dela “escapou” e o indício disso é que ela fica com um rabinho de gato rosado ~eu sinceramente achei a coisa mais linda desse mundo ;-;~ ela fica surpresa e ele mostra que o corpo dela ficou numa cerca próxima. Assustada ela pergunta se ela está morta, ele a responde que não que o corpo dela apenas adormeceu... no mesmo momento a alma de Hiyori voltou ao corpo a fazendo adormecer por completo.




A sensação de missão cumprida de Yato na próxima cena onde o garotinho dono de Lorde-sama o recebe de volta na porta de casa como um milagre, isso me fez pensar se quando nós perdemos algo e pedimos pra deus para achar e conseguimos resultado é realmente obra do divino. Sendo ou não em Noragami isso é possível e Yato recebeu seu reconhecimento com o grande obrigado do garotinho contente.


Sendo levada de cavalinho por Yato para casa, meio desacordada Hiyori murmura sentir um cheiro bom ~do nosso deus que no começo do post foi xingado de fedido pelo seu antigo tesouro sagrado~ ela acorda assustada o batendo muito falando que ele é um tarado, e ele explica que é um deus e isso basta pra ela entender que não. Ela procura pela sua cauda e não acha entendo que já está no seu corpo, ele explica a ela que pode ter sido o acidente que abriu um portal para a margem de cá e a margem oposta a fazendo ser meio fantasma, isso traria muitos problemas a ela  e que agora seria comum que ela perdesse o corpo como anteriormente. Ela o implora a cura, pedindo que ele a ajude por ele ser um deus... ele precisa ter uma solução pro probleminha dela. Ele a pede dinheiro e diz que nenhum desejo é de graça, ela se assusta achando que não terá como pagar e ele fala que é só 5 ienes e que todo mundo sabe que é só isso que oferece pros deuses ( voando moedas por todos os cantos, chuva de dinheiro, Sílvio Santos tudo isso pra ilustrar toda a empolgação de Yato) ela o dá a moeda e ele aceita o desejo dizendo que os destinos deles podem estar entrelaçados.













Mais comentários soltos da robótica:
É realmente de tirar o fôlego, o modo que apresentaram todas as faces do episódio, nada ficou como um grande mistério fazendo entender tudo que deixou no ar no primeiro episódio. As cenas que os fantasmas aparecem são incríveis, deixando um suspense imenso no ar... o romance na medida certa com uma garota que se envolveu sem querer com um deus e isso parece realmente impossível mas quando você vê o modo que os dois interagem pode apostar que pode dar certo nos próximos episódios.
A animação é genuína enchendo nossos olhos, personagens bem desenhados, eles são realmente bonitos e os cenários são sensacionais deixando uma simples rua com um toque mágico na cena.
Ah! E o último e não menos importante NÃO TEM FANSERVICE! NÃO TEM! ALELUIA! Eu comemoro genuinamente porque simplesmente detesto cenas apelativas no meio de alguma história que não necessita disso (polêmica tipo mamilos, e estou disposta a escutar vocês otakus que amam a arte do fanservice).
Estou hypando sim porque eu amo/sou Noragami agora.



É isso, gostaram? Se sim comente e se não também! Até o próximo review de Noragami!!!



Curta Ficção Robótica no Facebook, siga no Twitter e me siga se for capaz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário