terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Liga da Justiça Flashpoint - Ponto de Ignição



Não tem como negar que a DC sempre consegue fazer animações excelentes. O desenho da Liga da Justiça, do Batman e do Superman são clássicos, e excepcionais. E mais uma vez eles nos presenteiam com uma animação de extrema qualidade, história envolvente e ótima adaptação ao quadrinho original. Vou fazer uma pequena análise da saga dando ênfase a animação.


Vamos do início. O Flashpoint, ou no Brasil, Ponto de Ignição, é o arco que inicia o famoso reboot do universo da editora, criando os Novos 52. A mini-série teve estréia em maio de 2011 tendo 7 edições ao todo (mas que englobava todos os heróis DC e suas próprias revistas). A história foca no Flash e as consequências de mudar o passado.

  


SINOPSE - Apôs atrapalhar mais uma vez os planos de um super grupo de vilões, Flash acorda em sua mesa de trabalho sem se lembrar de como havia parado ali. Saindo ele se depara com ninguém menos que sua mãe, descobrindo que ela esta viva, ele tenta contar pra ela que é o Flash, e aí descobre que perdeu os seus poderes de alguma forma. Aos poucos ele vai descobrindo mais novidades terríveis. A Liga da Justiça nunca existiu, Mulher Maravilha e Aquaman começaram a terceira guerra mundial pra determinar quem vai ser o governante do mundo, Ciborg é o a gente especial do presidente, SuperMan não caiu em SmallVille e nunca foi criado pelos Kent, sendo mantido em segredo para experiências do governo e ao que parece Batman não é exatamente o Batman que ele já conheceu. Vou evitar dar spóilers para quem nunca leu/viu flashpoint porque as surpresas são muito boas. É muito divertido ver como estão todos os super-heróis nessa realidade. Alguns continuam a mesma coisa, outros tiveram mudanças gigantescas e outros tiveram destinos terríveis. As histórias de Batman e Superman nessa nova realidade são particularmente sensacionais. A história se desenvolve com Barry Allen, nosso Flash tentando recuperar seus poderes e voltar para a nossa conhecida realidade com ajuda do Batman deste outro universo.

  

ANÁLISE - Flashpoint usa e abusa do efeito borboleta pra bagunçar todo o seu universo. O efeito borboleta é aquele que diz que um pequeno ato pode causar um grande efeito no final das contas. No caso dessa saga é exatamente o que ocorre. Uma pequena mudança no passado criou ondas temporais, como o vilão professor Zoom, conhecido com Flash Reverso salienta, afetando não só o futuro do envolvido mas de todo o mundo em si. Essa bagunça cria histórias do nível de "e se acontecesse isso?" incríveis.



A animação esta incrível. A movimentação dos personagens, principalmente durante as lutas esta sensacional. A única parte que pode incomodar ao assistir a animação é o estilo escolhido. Algumas vezes você pode estranhar o tamanho IMENSO que alguns personagens aparecem. Superman, Aquaman e Batman são os principais alvos. Vez ou outra você vai se assustar com um deles parecendo literalmente um armário de tão grande. Culpa do desenho estilizado escolhido para a animação. Nada que vá atrapalhar a animação, mas que pode proporcionar algumas cenas bem feias com os personagens. Como já esta se tornando comum, a animação mistura elementos 2D com 3D, especialmente em cenas de luta (a cena final com o Flash é muito bem feita). A animação é bem violenta, o que é um ponto positivo pois se aproxima mais da fonte original, mas também não é indicado para crianças. Assisti a animação dublada, então não sei bem como ficam as vozes dos personagens em inglês, mas em português são os mesmos dubladores do desenho da liga, ou seja, garantia de qualidade e muita nostalgia!



OPINIÃO - Não sou o fã número um de DC, inclusive prefiro os heróis da Marvel, entretanto acho os super-heróis da DC incríveis e tenho um grande carinho por algum deles. Um deles, Flash, tem atenção especial nessa animação, o que já caiu no meu agrado. O homem mais rápido do mundo abre as portas para os novos 52 com chave de ouro, e o reboot vem mantendo a boa qualidade. Acho essa animação recomendadíssima, mesmo para quem leu ou não os quadrinhos. Se você curte heróis acho indispensável. Pode parecer estranho o estilo do desenho, mas nada que comprometa o desenho. Minha última recomendação: assistir dublado é sua OBRIGAÇÃO! A dublagem brasileira da Liga da Justiça é espetacular, não tem comparação. Isso me lembra que devo retornar ao meu Injustice, mas isso é uma outra história! XD


Nome: Ponto de Ignição (Flashpoint)

Edições: 07
Lançamento: Maio 2011
Roteirista: Geoff Johns
Arte: Andy Kubert
Editora: DC comics

Nome: Liga da Justiça - Ponto de Ignição (The Flashpoint Paradox)
Gênero: Animação/ação
Lançamento: Julho 2013
Direção: Jay Oliva
Roteiro: Jim Krieg
Produção: James Tucker, Allan Burnett

2 comentários:

  1. Sr. Parker~
    Eu que não gosto de nada da DC (com exceção de Batman) me interessei pelo ponto de vista do Flash e das histórias resultantes da "teoria do caos" que é " O bater da asa de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado da terra." eu simplesmente adoro estudar essa teoria.
    Bom, a proporção do corpo dos personagens é estranha mesmo porém o que mais me irrita é o fato de um desenho 2D ter momentos 3D que pra mim é uma tragédia visual.

    Mas mesmo assim me interessei pelo tema e vou procurar~
    o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu por exemplo prefiro os heróis Marvel, mesmo gostando ,muito da Dc, e essa animação me agradou muito! ^^ A teoria do caos esta lá no filme inteiro! É muito legal ver o que aconteceu com os heróis nessa outra realidade!

      As partes que misturam 3D estão bem feitas, dá pra passar até desapercebido a mudança, já a proporção estranha tem hora que não tem como esconder! x.x

      Pode procurar porque é muito interessante e divertido! XD Recomendo!

      Excluir