quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Avengers Assemble - Animação dos heróis mais poderosos do mundo (de novo)



Foi com muita pena que recebi a notícia de que a genial série animada The Avengers: Earth's Mightiest Heroes (ou no Brasil Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra) iria ser descontinuada ao final da sua segunda temporada. Primeiramente porque a animação tinha uma qualidade excelente. Apesar de ter um traço mais infantil, teve abordado em seus episódios várias sagas muito boas do universo dos Vingadores, como a invasão secreta Skrull por exemplo. Inclusive, todas as histórias eram muito bem retratadas e bem fiéis aos quadrinhos originais. A animação introduziu as telas heróis que até então nunca tinham dado as caras como o Pantera Negra, Miss Marvel, Falcão , fora as alianças com outros menbros de super equipes que eram formadas, tais como o Quarteto Fantástico, Wolverine e até Homem Aranha. Infelizmente, apesar da ótima audiência, resolveram cancelar a série no auge da sua segunda temporada (que aliás se preparava para começar a genial saga da guerra civil) para criar uma nova, com um traço mais próximo aos quadrinhos e muito mais bem feito.




A notícia era triste, mas com as primeiras imagens lançadas para anunciar a nova animação, não tinha como ficar entusiasmado. E foi em maio de 2013 no canal Disney XD que estreou a animação Avenger Assemble prometendo substituir a altura a antiga série e ainda nos dar mais. Em questão do traço e do estilo, sem dúvidas essa nova animação estava sim muito superior a antiga. Mas o meu maior medo era que resolvessem seguir o estilo da nova animação do aranha o Ultimate SpiderMan , que tem um estilo muito bonito, desenhos muito bem feitos mas que não se leva muito a sério e apesar de ter seus momentos bacanas, na maioria das vezes é só uma enxurrada de piadas. Se o desenhos dos Vingadores seguisse essa proposta seria no mínimo ridículo.



Esse receio vai embora logo nos primeiros minutos da animação, onde o vilão Caveira Vermelha vaporiza o Capitão América aparentemente matando ele. Para descobrir se o Cap havia sido morto, ou para apenas vingá-lo, Tony Stark o Homem de Ferro junto novamente os Vingadores e parte no encalço do vilão. Daí temos os dois únicos defeitos da animação. Claramente, esta série foi feita pra pegar carona no sucesso cinematográfico dos Vingadores , tanto que a formação da equipe é praticamente a mesma dos cinemas. Mas o pior disso é que a animação insiste em servir como uma espécie de continuação do filme, como se começasse exatamente onde terminou. E isso é o de menos, ao longo do episódio várias piadas feitas no filme são repetidas, o que soa meio forçado as vezes, apenas para nos obrigar a criar aquela sensação de que estamos vendo uma continuidade. Algumas cenas soam bastante forçadas, como a "câmera" rodando em volta dos heróis quando se unem pra valer no final do episódio, assim como no filme. Outros detalhes como a torre Stark do filme são exemplos de que querem a todo custo pegar carona no sucesso do filme. Outro ponto negativo que vi é o fato do Homem de Ferro ser o líder da equipe não o Capitão. Isso é ruim por que não estão sendo fiéis aos Hqs e sim novamente pegando carona no Vingador mais popular nas telas.



Os pontos positivos são várias também. A personalidade dos personagens que tanto amamos está lá, incluindo as brigas e desavenças "amigáveis" entre eles. As histórias não se restringiram ao universo cinematográfico apesar de tudo, e já mostram indícios de algumas sagas famosas na casa das idéias que ainda não foram abordadas por animação, como por exemplo a saga do próprio medo. A animação esta muito bonita realmente, e os movimentos dos personagens e os gráficos estão excelentes, enfim dignos dos heróis. O medo de que investissem só na aparência e abandonassem o roteiro bem feito, vai embora ao ver que eles estão não só adaptando coisas dos quadrinhos mas criando coisas inéditas muito interessantes. O que espero é que consigam chagar ao mesmo nível atingido pela animação antecessora e que nos sejam apresentados mais heróis na sua formação, para que não fiquem tão restringidos ao universo das telas. Se você estava esperando uma animação de qualidade dos maiores heróis da terra, pode ficar tranquilo pois Avenger Assemble cumpre bem o propósito de entreter e nos trazer aventuras fantásticas, e tomara que muita coisa bacana venha aí pela frente para os fãs dos heróis. Recomendação máxima.


Nome: Avengers Assemble
Gênero: Animação/ação
Lançamento: Maio 2013
Temporadas: 1 (Em andamento)
Episódios: 26
Duração do episódio: 22 minutos
Estúdio: Marvel Animation Studios / Man of Action


Curtam o Ficção Robótica!
Participem da promoção do blog!
Sigam no Twitter!


2 comentários:

  1. Eu acompanhei "Os heróis mais poderosos da Terra" no netflix e gostei muito, além dos traços e dos personagens por que também não se prendia a história do filme e também a variedade de personagens.. Fiquei decepcionado quando vi que eram só duas temporadas.
    Depois dessa analise é certo que verei esse Avengers Assemble. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leonel! o/
      Eu adorava os heróis mais poderosos da Terra! Conseguiram mostrar bem cada herói e montar uma equipe muito legal! O Assemble tá bem encaminhado, se não se prenderem tanto ao filme pode ficar tão boa quanto a antiga e até melhor! XD

      Abraço amigo!

      Excluir